x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 193

Encerramento de empresa inapta por omissão de declaração

Stephanie Richa

Stephanie Richa

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 23 agosto 2022 | 17:37

Olá, boa tarde. Preciso encerrar uma empresa de natureza jurídica empresário individual (ME), regime de tributação normal, com situação cadastral inapta, por motivos de omissão de declarações. Meu cliente abriu e "fechou" a empresa no mesmo mês, funcionou por apenas 1 semana, e por isso nunca fez contabilidade. Ele "fechou" a empresa apenas fisicamente, pois nunca baixou o CNPJ. O caso é de 2014 e está assim desde então. É meu primeiro trabalho, se alguém puder me ajudar, agradeço.

Adeilton dos Santos

Adeilton dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 23 agosto 2022 | 18:21

Olá Stephanie,
tudo blz
Primeiro acesse o redesim (vai solicitar acesso ao portal gov.br(com senha ou certificado digital, o que você tiver);
Click em: Já possuo pessoa jurídica / Baixa / Baixar uma pessoa jurídica ou filial (vai ser direcionada par o Coletor Nacional)
Preencha as informações conforme sua situação, ao transmitir grave o número do protocolo (você vai precisar), mais uma tela vai aparecer pra que você forneças as informacões, verifique se tem pendências, e transmita para obter recibo de transmissão.
Feito isso você precisa aguardar alguns minutos e consultar o protocolo pra ver se ja processou.
De posse do protocolo  de transmissão do CNPJ. acesse o site da junta comercial do estado do seu cliente/ para fazer a baixa propriamente dita. lembre de guardar os protocolo, geralmente vai ser o mesmo.

Espero ter contribuindo 
Boa sorte

Erica Cassimiro

Erica Cassimiro

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 horas Quinta-Feira | 4 julho 2024 | 17:16

Olá amigos contadores!

Assim como a colega acima é também meu início de trabalho com essa parte de legalização. 

Após a baixa do CNPJ no Redesim o que orientam a fazer em relação aos débitos se houverem? Haverá débitos na prefeitura e débitos dessas declarações não enviadas? 
Se alguém ja fez esse processo de baixa poderia me dar uma luz? 

Fico com receio de realizar a baixa e não saber passar os gastos corretos que o cliente terá após baixar, no caso de débitos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.